O desafio do contador
Se a crise na saúde causada pelo vírus está obrigando as empresas a fecharem suas portas – mesmo que momentaneamente – logo o impacto nos escritórios de contabilidade será sentido sem sombra de dúvidas.

Mas como o contador pode ajudar seu cliente a passar por essa fase e garantir que quando tudo estiver resolvido, ele ainda vai estar lá funcionando?

É sobre esse assunto que quero abordar daqui pra frente. Pois conversando com especialistas da área de contabilidade e gestão financeira, consegui compilar 7 dicas que podem orientar o contador a ajudar o seu cliente.

Afinal, o que todos queremos é passar por essa crise o mais rápido possível e com o maior número de empresas abertas e empregos garantidos. Continue lendo para conhecer as dicas.

7 dicas para ajudar o cliente do contador
As dicas que veremos daqui pra frente são fundamentais para encontrar meios de saída, em um momento onde o caixa vai ficar apertado para muitos.

1. Conhecer a dor do cliente
Já parou para pensar que nem todas as empresas estão passando por grandes apuros? Algumas delas podem ter capital de giro ou até mesmo um equilíbrio financeiro suficiente para suportar alguns meses de quedas bruscas nas vendas. Isso não quer dizer que elas não sejam impactadas, mas que sentirão com menos agonia.

É pensando neste ponto que entra o exercício de conhecer cada cliente, o cenário em que ele vive internamente pode ser analisado para saber como ajudá-lo da melhor maneira. A palavra do momento é: empatia.

Tem cliente que têm reserva e precisa de uma orientação para gerenciar melhor esse capital, outros clientes já vêm passando por crise financeira antes mesmo da chegada do novo coronavírus.

Cada situação pode ser observada pelo contador e assim partir para uma ação mais específica e certeira. Saber prescrever o remédio certo para a dor certa, é fundamental para uma cura mais rápida e precisa. É a partir desse momento que entra o trabalho de consultoria e assessoria.

Falando nisso, vamos agora para as próximas dicas.

2. Oferecer uma consultoria
A consultoria é um trabalho mais voltado para o aconselhamento. Óbvio que antes de aconselhar qualquer coisa, o profissional precisa entender todo o cenário – por isso a importância da dica nº 1 – e ao mesmo tempo montar um plano de ação que deverá ser seguido.

O cliente do contador, muitas vezes são empresários bem sucedidos que entendem bastante dos seus produtos/serviços e até do mercado que atuam, mas não entendem por completo a melhor forma de fazer uma gestão financeira e de crise corretamente.

Além desses tipos de gestão que mencionei, existem várias outras que podem ser uma limitação para diversos empreendedores, como: gestão de pessoas, gestão tributária, gestão de custos e até mesmo leis trabalhistas. Quem mais diante de tudo isso pode aconselhar seu cliente da melhor forma? Certamente o contador.

Portanto, seja cobrando ou não do cliente – se possível oferecer como ajuda voluntária – o ideal é mostrar o caminho certo para ele. E a cada decisão que ele tomar, mostrar os prós e contras da decisão, pois muitas vezes diante do estresse causado pelo problema, o empresário acaba focando no hoje e esquece de analisar como fica o amanhã.

3. Oferecer uma assessoria
Um pouco diferente da consultoria, a assessoria tem o papel importante de acompanhar e colaborar. Falando de um modo mais comum, a assessoria é pegar na mão do cliente e ajudá-lo a fazer.

Sabe quando o empresário tem diversas ideias criativas, força de vontade e muito conhecimento do seu mercado, mas quando chega uma situação como a crise da pandemia por exemplo, ele fica um pouco perdido? É exatamente nesse momento que ele pode estar precisando de um braço forte, e ajudá-lo com tarefas que não tem experiência é uma força e tanto.

Várias empresas estão falando de cortes de custos, redução ou cancelamento total de investimentos e até mesmo demissões de colaboradores. Mas e aí? Como fazer tudo isso da melhor forma? Antes de qualquer coisa, o contador pode fazer algumas perguntas para o cliente, como:

Você sabe por onde começar os cortes sem sofrer mais à frente?
Existem ferramentas ou serviços que você pode continuar trabalhando sem eles?
Como vem sendo gerenciado os custos do dia a dia?
Você sabe construir ou analisar uma planilha de fluxo de caixa?
Podemos ver uma forma de vender pela internet?
Posso te ajudar a analisar os juros de empréstimos emergenciais ou algo relacionado?
Quer minha ajuda para analisar o capital de giro?
Posso te ajudar a analisar se demitir colaboradores é a melhor opção?
Enfim, as perguntas são muitas. O importante é que façam sentido para o cliente de acordo com a realidade dele. O que o contador precisa fazer nesse momento é garantir que o cliente esteja de portas abertas quando a pandemia do coronavírus passar.

Conversando com o Contador e Empresário, Vicente Sevilha, da rede de escritórios contábeis Sevilha Contabilidade, ficou claro que o momento agora é focar no cliente que já tem em casa. Inclusive ele fez questão de dizer: